Manual Básico de Pesquisa
Capacidade total de óleo: 8,5 litros com filtro;
Tipo de óleo recomendado: 15W-40 mineral ou semissintético, com classificação API CI-4 ou superior.
Intervalo de troca: entre 10.000 a 15.000 km, dependendo do tipo de uso e condições ambientais.
🔧 Características do Sistema de Lubrificação do MWM 2.8 Euro III
1. Tipo de Sistema
Sistema de lubrificação forçada, com bomba de óleo de engrenagens.
Circuito fechado: o óleo é recirculado continuamente.
2. Componentes Principais
Bomba de óleo: acionada mecanicamente, geralmente por engrenagem ligada ao virabrequim.
Cárter: reservatório de óleo localizado na parte inferior do motor.
Filtro de óleo: normalmente do tipo rosqueável, remove impurezas do óleo.
Radiador de óleo (trocador de calor): ajuda no controle térmico do óleo.
Válvula reguladora de pressão: controla a pressão do óleo enviado ao motor.
Galerias de óleo: dutos internos que distribuem o óleo para os componentes (virabrequim, árvore de comando, balancins, pistões, etc.).
Ao ligar o motor, a bomba envia óleo pressurizado para todas as partes móveis.
O óleo passa pelo filtro antes de alcançar os componentes vitais.
O excesso de pressão é aliviado pela válvula reguladora.
Após circular, o óleo retorna ao cárter, onde é resfriado e reutilizado.
Pressão de óleo baixa: pode indicar desgaste na bomba, válvula com defeito, ou nível de óleo baixo.
Vazamentos: comuns em vedações, juntas e retentores desgastados.
Contaminação: presença de combustível, água ou fuligem no óleo.
Filtro entupido: pode causar passagem insuficiente de óleo.
Bomba de óleo (Frente)
Bomba de óleo (Fundo)