Manual Básico de Pesquisa
A turbina (ou turbo) é lubrificada pelo óleo do motor. Quando há folga excessiva no eixo da turbina, especialmente nos mancais flutuantes do eixo, isso cria:
Vazamento interno de óleo
(óleo escapa para o escape ou para a admissão)
Alívio de pressão no circuito de lubrificação
(como se houvesse um "vazamento interno", reduzindo a pressão geral)
Luz de pressão do óleo acendendo em marcha lenta ou com motor quente
Vazamento de óleo no coletor de escape ou intercooler
Fumaça azul (óleo sendo queimado)
Barulho de assovio metálico ou folga perceptível ao mexer no eixo do rotor (turbo "dançando")
Pressão real do óleo confirmada baixa via manômetro
Desligar e remover a linha de retorno de óleo do turbo
Ver se o óleo está fluindo normalmente (sem bloqueio)
Verificar folga no eixo da turbina com o motor desligado
Movimento axial e radial. Folgas perceptíveis são indício claro de desgaste.
Instalar manômetro na linha antes e depois do turbo
Pode mostrar perda significativa de pressão após a turbina
Observar o sistema em marcha lenta
Se o manômetro indicar boa pressão com a linha do turbo desconectada/tampada, e baixa com ela conectada, o turbo está com folga e vazando internamente.
Revisar ou substituir o turbo:
Se confirmada folga interna, o turbo precisa de revisão geral (troca de eixo, mancal, retentores) ou substituição.
Verificar se houve contaminação do motor:
Se o turbo jogou óleo para admissão/escape, isso pode causar carbonização e até danos ao motor.
Após trocar o turbo:
Trocar óleo e filtro
Limpar intercooler (pode conter óleo)
Verificar pressão do óleo novamente com manômetro
Um turbo com folga pode causar queda crítica da pressão de óleo e danos ao motor inteiro, pois o sistema de lubrificação do motor MWM é interligado.
Se você quiser, posso te ajudar a montar um checklist de testes ou identificar o modelo exato de turbo usado no seu Marruá MWM. Você sabe qual o motor exato (por exemplo: Sprint 4.07 TCE, 4.08 TCE, 2.8 eletrônico etc.)?