Manual Básico de Pesquisa
Localizada na carcaça da Bomba de alta parafusada na lateral da bomba.
Recebe o combustível da bomba de engrenagens.
Possui 03 estágios de funcionamento:
1º Estágio: baixa pressão, válvula repouso, alimenta a bomba e permite pequena passagem de óleo para lubrificar o eixo da bomba de alta.
2º Estágio: pressão funcionamento, válvula semi aberta, alimenta a bomba e permite maior passagem de óleo para lubrificar o eixo da bomba de alta.
3º Estágio: pressão alta, alimenta a bomba e permite passagem de óleo para lubrificar o eixo da bomba e abre uma passagem do combustível para o retorno possibilitando controlar a pressão entre 05 e 07 bar de pressão.
Se a válvula travar no terceiro estágio o combustível mesmo em baixas pressões sairá para o retorno, deixando de alimenta a bomba de alta pressão com combustível necessário para o motor entrar em funcionamento.
Se estiver travada aberta ela estará com profundidade de 26mm, aplique produto de limpeza até que a válvula descole do fundo do alojamento. Para confirmar seu funcionamento pressione várias vezes a válvula para confirmar que ela retorna sozinha coma força da mola.
Limpe toda a válvula e inspecione o movimento do êmbolo quanto a possíveis travamentos e com auxílio de um desingripante verificar se está saindo líquido no orifício menor do lado do oring, se não sai deixe ela de repouso em um produto de limpeza e refaça o teste.
Sintomas
Motor não liga
Sem pressão de combustível no Rail
Possíveis causas
Verifique nesta ordem devido a complexidade de cada teste.
Falta de combustível;
Bomba elétrica travada ou entupida;
Válvula de proteção do Rail com vazamento. Vídeo
Válvula KUV travada no fundo do alojamento;
Válvula MProp travada fechada;
Possíveis soluções
Retirar a válvula KUV e verifique se esta travada. Use um metal pontiagudo e pressione a válvula interna, ela deve retornar sozinha devido a força da mola.
Atenção
Antes de retirar a válvula KUV verifique:
Se tem combustível no tanque;
Filtros e pescador de combustível desobstruídos;
Mangueiras com vazamentos, e
Retire a mangueira e verificar se o combustível chega até a bomba de alta pressão.
Atenção: O fato de chegar combustível na bomba de alta pressão ou combustível no retorno do tanque significa que a bomba elétrica esta enviando combustível, mas não indica que a válvula KUV ou MPROp esteja funcionando.