Manual Básico de Pesquisa
O acumulador de pressão é um tubo fabricado de aço forjado. Ele tem a função de armazenar combustível exigido para a injeção de todos os cilindros sob alta pressão.
O Tubo Rail recebe o combustível em alta pressão da bomba de alta Pressão e transfere para todos os bicos injetores.
Componentes instalados no Tubo Rail
01 tubulação de combustível vindo da bomba de alta pressão;
04 tubulações de combustível para os bicos;
01 válvula de proteção do Rail (válvula de alívio);
01 sensor de pressão do Rail;
Não é preciso afrouxar a tubulação dos bicos para retirar entradas de ar.
Use sempre duas chaves para retirar a tubulação do lado do bico injetor para evitar a deformação das tubulações.
Seguir a tabela de torque para não estragar as roscas do Tubo e nem deformar as tubulações.
Atenção: se as conexões das extremidades das tubulações estiverem danificadas então não adianta exagerar no aperto, pois danificará a rosca do tubo Rail, sendo este tubo extremamente caro.
Se a Central não conseguir regular a pressão devido a problemas com a Válvula Mprop esta válvula abre caso a pressão do Tudo do Rail ultrapasse 1.400 bar.
Se não estiver torqueada o suficiente, haverá vazamento de combustível e a pressão do tubo não atingira os valores necessários.
Atenção: problemas mais graves com essa válvula gera código de falhas referente a baixa pressão do Rail.
Motor não liga
Sem pressão de combustível no Rail
Válvula de proteção do Rail com vazamento. Vídeo
Válvula de proteção danificada;
Válvula de proteção sem o torque adequado.
Falta de combustível;
Filtro de combustível obstruído;
Bomba elétrica fraca;
Torquear a válvula;
Se permanecer vazando, trocar a válvula;
Vazamento de combustível no Tubo Rail.
Tubulação do Rail apertado indevidamente causando fissuras nas tubulações;
Rosca do Tudo Rail avariado;
Verificar a rosca do Tudo Rail e a rosca das tubulações.
Trocar o tubo ou recuperar caso a rosca do tubo esteja danificada.
Atenção: não desenrosque completamente as tubulações e nem aperte se não tiver certeza que esteja enroscando certo no Tubo.
Vazamento de combustível na saída da válvula de alívio do Tubo Rail.
Válvula sem aperto adequado;
Válvula de proteção travada aberta;
Torquear a válvula com aperto certo;
Trocar a válvula.
Atenção: só pode haver vazamento neste local se acelerar ao máximo o motor, durante a partida ou rotação mais baixa não pode sair nada.
Travamento do bicos injetores.
Sujeira no tubo Rail;
Sujeira em todo o sistema de alimentação.
Realizar limpeza em todo o sistema.
A falha da válvula limitadora de pressão do Common Rail (C.R.) — especialmente em motores com o sistema FPT Cursor 9 / Iveco, como no blindado Guarani — pode gerar códigos de erro relacionados a alta pressão no rail, e o termo "Alta Tensão" pode estar sendo usado como tradução incorreta de "alta pressão" (high pressure) em diagnósticos via scanner.
📌 Função da válvula limitadora de pressão (Pressure Relief Valve / PRV)
Essa válvula atua como um dispositivo de segurança que:
Abre quando a pressão do rail excede um limite crítico (ex: 1.800 a 2.000 bar),
Desvia o diesel para retorno (normalmente direto ao tanque),
Evita danos aos injetores, bomba de alta ou ao rail.
🔧 Sintomas de falha da válvula limitadora de pressão (PRV)
Códigos de falha relacionados à alta pressão no rail (ex: P0088, P1011, P1187, etc.);
Dificuldade na partida ou partida demorada;
Motor entrando em modo de segurança (limp mode);
Perda de potência em carga plena;
Pressão de rail acima do esperado em marcha lenta ou sob aceleração leve;
Vazamento visível de combustível no retorno, se a válvula estiver travada aberta.
⚠️ Possíveis causas para a falha da válvula:
Trava mecânica (sujeira ou desgaste da sede);
Válvula travada fechada ➜ sobrepressão no rail;
Retorno contínuo de diesel ➜ válvula travada aberta;
Problema no sensor de pressão do rail, gerando leitura incorreta (falsa alta pressão);
Comando incorreto da ECU por falha em chicote, conector ou mau aterramento.
🔍 Testes recomendados:
1. Leitura em scanner:
Verifique o valor de pressão do rail em marcha lenta e durante aceleração.
Compare com o valor de referência (normalmente de 250 a 350 bar em marcha lenta, até 1.800 bar em carga).
2. Teste de retorno:
Retire a válvula limitadora e verifique se há passagem de combustível com baixa pressão (o que indicaria desgaste ou sujeira).
3. Inspeção visual e limpeza:
Algumas válvulas podem ser desmontadas parcialmente para limpeza com diesel puro (sem abrasivos).
🛠 Solução:
Substituição da válvula limitadora se apresentar desgaste, fuga ou estiver travada.
Verificar e, se necessário, substituir o sensor de pressão do rail.
Inspecionar o chicote elétrico da válvula, sensor e ECU.
Em alguns casos, pode ser necessário reprogramar a ECU ou atualizar o software, se o problema for intermitente
Antes de condenar o sensor ou a válvula verifique:
Se tem combustível no tanque;
Filtros e pescador de combustível desobstruídos;
Mangueiras com vazamentos;
Bomba elétrica não esta funcionado;
Verificar se o combustível chega até a bomba de alta;
Válvula de proteção do Rail com vazamento. Vídeo
Verificar se a válvula KUV não esta travada;
Verifique se a válvula Mprop esta travada;
Excesso de retorno dos bicos Injetores.