Sensor de Rotação
Manual Básico de Pesquisa
Sensor de Rotação
Sensor de posição da árvore de manivelas - CKP
O sensor de rotação da árvore de manivelas é do tipo indutivo e está posicionado na carcaça do volante. O sinal do sensor é responsável pela leitura da rotação do motor e da posição exata dos pistões nos cilindros. A informação é usada pela ECM para cálculo do ângulo de início de injeção.
Esta localizado atrás do motor de partida e para ter acesso ao sensor é preciso retirar o motor de partida.
É um sensor Indutivo, possui um ímã permanente e uma bobina. Quando os dentes da roda fônica (metálica) passam pelo campo magnético do sensor, eles causam uma variação nesse campo, induzindo uma voltagem (sinal AC) na bobina.
A ausência de um ou mais dentes na roda fônica (gap) gera uma interrupção ou um pulso de voltagem diferente, que a ECU usa como referência para o Ponto Morto Superior (PMS).
A ECU não usa essa falha como referência para saber qual é o cilindro em PMS, sendo que o pistão 01 e 04 estão em PMS.
Pra saber se o primeiro cilindro esta em PMS ela tusa o sensor de fase.
Este sensor é indutivo, ou seja, não recebe alimentação da Central. Ele gera tensão alternada ondulada.
Possui 03 fios, sendo 02 da bobina e 01 da malha de aterramento.
Localização do conector do sensor de rotação.
Teste de Resistência: Desconecte o sensor do chicote e meça a resistência entre os pinos 01 e 02 do sensor.
Uma resistência muito alta (circuito aberto) ou
Uma resistência muito baixa (curto-circuito).
Valor esperado: de 500 a 1500 ohms.
Teste de Voltagem AC: Conecte o multímetro na escala de voltagem AC nos terminais do sensor (desconectado da ECU). Peça para alguém dar partida no motor. Você deve observar uma pequena voltagem AC (variando de mV a alguns Volts) sendo gerada.
Valor esperado: de 0,2 V até 2 V AC (varia com rotação).
Se não houver sinal, verificar distância do sensor ou falha no chicote.
Leitura de Códigos de Falha: Conecte o scanner à porta OBD-II do veículo e verifique a presença de códigos de falha relacionados ao CKP.
Dados em Tempo Real (Live Data): Monitore o parâmetro "RPM do Motor" ou "Velocidade do Motor". Ao dar partida no motor (mesmo que não pegue), você deve ver uma leitura de rotação. Se a leitura for 0 RPM ou errática, o sensor ou seu circuito está com problema.
Os sensores de rotação são componentes robustos, mas podem falhar devido a:
Danos Físicos: Impactos, vibrações excessivas ou superaquecimento podem danificar o corpo do sensor ou seus componentes internos.
Contaminação: Acúmulo de limalhas metálicas, óleo, sujeira ou detritos na ponta do sensor pode interferir na leitura da roda fônica.
Fiação e Conectores: Fios rompidos, curtos-circuitos, corrosão nos terminais do conector ou conexões frouxas são causas comuns de falha de sinal.
Problemas na Roda Fônica: Dentes danificados, empenados na roda fônica podem causar leituras incorretas, mesmo que o sensor esteja bom. Somente causado por alguma manutenção incorreta, essa roda fônica não danifica sem alguma interferência humana.
**P0335:** Circuito do Sensor de Posição do Virabrequim - Problema no circuito ou no próprio sensor.
**P0336:** Desempenho/Faixa do Circuito do Sensor de Posição do Virabrequim - Sinal irregular ou fora da faixa esperada.
**P0337:** Circuito do Sensor de Posição do Virabrequim - Entrada Baixa.
**P0338:** Circuito do Sensor de Posição do Virabrequim - Entrada Alta.
**P0339:** Circuito do Sensor de Posição do Virabrequim - Intermitente/Errático.
**P0300 a P030X:** Falha de Ignição Aleatória/Cilindro X - Embora não sejam diretos do CKP, um CKP defeituoso pode causar falhas de ignição.