Sensores Fase
Manual Básico de Pesquisa
Sensores Fase
Sensor de posição da árvore de comando de válvulas - CMP
O Sensor de Fase (também conhecido como Sensor de Posição da Árvore de Cames ou CMP - Camshaft Position Sensor) é um componente eletrônico essencial no sistema de injeção eletrônica do motor MWM 2.8 turbo diesel.
Sua principal função é monitorar a posição da árvore de cames (comando de válvulas) e identificar o Ponto Morto Superior (PMS) do cilindro número 1 no ciclo de compressão.
Essa informação é vital para a Unidade de Comando Eletrônico (ECU) do veículo, pois, em conjunto com o sinal do Sensor de Rotação (CKP), permite que a ECU determine a fase exata do motor e o momento ideal para a injeção de combustível.
O Sensor de Fase, sendo do tipo Efeito Hall no MWM 2.8, opera da seguinte maneira:
Ele recebe uma alimentação elétrica (5 Volts) da ECU.
Possui um elemento semicondutor que gera uma pequena voltagem quando submetido a um campo magnético.
Quando o ressalto ou dente da roda fônica do comando de válvulas passa pela ponta do sensor, ele altera o campo magnético.
Essa alteração faz com que o sensor gere um sinal digital (onda quadrada) que alterna entre 0V e a voltagem de alimentação (5V).
A ECU interpreta as transições desse sinal para determinar a posição angular da árvore de cames.
A principal diferença para o Sensor de Rotação (CKP) é que o Sensor de Fase fornece uma referência para a ECU identificar qual cilindro está no ciclo de compressão (e, portanto, pronto para a injeção), enquanto o CKP fornece a rotação e a posição precisa do virabrequim. Juntos, eles garantem o sincronismo absoluto do motor.
Esse sensor é alimentado pela ECM (5V). Devido a programação da ECM esse sensor é indispensável para o motor entrar em funcionamento, diferente de muitos outros veículos que mesmo sem o sinal de fase o motor consegue funcionar.
O Sensor de Fase possui um conector com 3 pinos:
Pino 1 (Alimentação - Vcc): Envia o sinal digital (onda quadrada) de volta para a ECU.
Pino 2 (Terra - GND): Conexão de aterramento, geralmente fornecida pela ECU.
Pino 3 (Sinal - Signal): Recebe 5 Volts da Unidade de Comando Eletrônico (ECU).
É crucial que a fiação esteja intacta e os conectores limpos e firmes. Qualquer problema na fiação (fio rompido, curto-circuito, corrosão) pode causar a perda ou distorção do sinal, levando a falhas no motor.
Teste de Alimentação (Vcc): Com a ignição ligada e o sensor conectado ou desconectado, meça a voltagem entre o pino de alimentação (3) e o terra no conector do chicote (2). Deve ser aproximadamente 5 Volts.
Teste de Terra (GND): Meça a resistência entre o pino de terra do conector do chicote e um bom ponto de aterramento no chassi ou motor. Deve ser muito baixa (próxima de 0 Ohms).
Teste de Sinal (Signal): Com o sensor conectado e a ignição ligada, conecte o multímetro na escala de voltagem DC entre o pino de sinal e o terra. Peça para alguém girar o motor manualmente e observe se a voltagem alterne entre 0V e 5V (ou próximo a isso) conforme o ressalto passa pelo sensor. Ou faça o teste como a imagem abaixo.
Outro teste bastante simples e eficiente é retirar o sensor como a imagem abaixo e ligar a ignição e aguardar o tempo até que a bomba elétrica pare de funcionar. Agora passe um metal ou encoste o sensor em um metal e verifique se a bomba elétrica é acionada novamente.
Se acionar é muitíssimo provável que o sensor esteja funcionando. Isso porque quando passa o metal no sensor a Central interpreta que o motor começou a girar e ela liga a bomba elétrica novamente.
Os defeitos mais comuns no Sensor de Fase incluem:
Danos Físicos: Rachaduras, quebras no corpo do sensor devido a impactos ou vibrações.
Contaminação: Acúmulo de óleo, sujeira ou limalhas metálicas na ponta do sensor, que podem interferir na leitura do ressalto.
Problemas na Fiação/Conector: Fios rompidos, isolamento danificado, corrosão nos terminais ou conexões frouxas no chicote elétrico.
Falha Interna do Componente: Desgaste natural dos componentes eletrônicos internos do sensor ao longo do tempo.
Sintomas
Motor da partida mas não liga.
Possíveis causas
Sensor fase queimado ou em curto;
Fusíveis nº F25, F26, F27 e F28 queimados;
Possíveis soluções
Verificar se tem tensão de 5V em qualquer um dos sensores;
Se não tiver tensão verifique os fusíveis e rele principal;
Meça a tensão nos pinos do sensor e faça o teste como mostrado na figura anterior.
Verifique se há sujeira ou limalha de ferro na ponta do sensor e faça a limpeza;
Se verificar rachadura deve ser trocado.
Extremamente raro encontrar um com problemas elétricos.