Sensores Pressão Rail
Manual Básico de Pesquisa
Sensores Pressão Rail
Esta instalado no próprio tudo Rail.
O sensor de pressão do tubo distribuidor (Rail) monitora a pressão do combustível que chega no sistema de alta pressão. O sensor é um elemento Piezo-Resistivo e um circuito integrado com compensação de temperatura; atua através de um diafragma deformado pela pressão do combustível.
Com a mudança da pressão interna, a deformação do diafragma altera a resistência e os valores de sinal.
Esses valores são utilizados pela ECM para regular a pressão de combustível no circuito de alta pressão.
O sensor de pressão do tubo distribuidor (Rail) monitora constantemente a pressão do combustível que chega no sistema de alta pressão e assim a ECM controla o trabalho da válvula Mprop.
Se a pressão está baixa a ECM aumenta o Duty Cycle da Mpro mantendo ela mais tempo aberta, se a pressão está alta ela diminui o Duty Cycle fazendo com que a pressão diminua.
Este sensor trabalha com sinal piezoelétrico, quanto maior a pressão no tubo Rail maior será a tensão de sinal no pino 02 de retorno para Central.
Se a Central verificar que a pressão esta acima do permitido e não conseguir gerenciar a pressão através da Mprop a Central irá entrar em modo de segurança e desligará o motor.
Testar a alimentação de 5V entre os pinos 1 e 3, de preferência o chicote conectado no sensor;
Com a chave ligada, verifique a tensão no pino 02 é de 0,5V;
Durante a partida, verifique se a tensão no pino 02 do sensor esta aproximadamente de 1,2V que corresponde a aproximadamente 300 bar.
Se a tensão não alcançar aproximadamente 1,2V, verifique os componentes antes do tubo Rail.
Na marcha lenta, a tensão no pino 02 do sensor é aproximadamente 1,5V.
*** Atenção ***
Se a tensão não alcançar aproximadamente 1,2V, a Central não libera pulso nos bicos Injetores.
Coloque em leitura de pressão do Rail e verifique a pressão durante a partida.
Em marcha lenta, a pressão deve estar entre 250–350 bar.
Se a pressão real estiver sempre abaixo: problema na bomba, DRV defeituoso ou injetores com retorno excessivo.
Sintoma 01
Alta pressão no Tubo Rail;
Motor desligando sozinho durante a aceleração.
Possíveis causas
Válvula MProp travada aberta;
Sensor Rail avariado;
Possíveis Soluções
Limpar a Válvula MProp;
Trocar o Sensor Rail avariado.
🛠️ Testes com Multímetro
verifique se a tensão no pino 02 do sensor do tubo com multímetro:
chave ligada, antes da partida: 0,5V;
na lenta: aproximadamente 1,2V;
rotação alta: aproximadamente até 4,5V;
🛠️ Testes com Scanner
Se durante aceleração a pressão chegar em 1.500 bar a ECM entra em modo de proteção e desliga o motor.
Atingiu 1.500 bar e desligou o motor e a pressão caiu instantaneamente.
Sintoma 02
Alta pressão no Tubo Rail;
Motor desligando sozinho durante a aceleração.
Excesso de fumaça no escapamento
Possíveis causas
Válvula MProp travada aberta;
Sensor Rail avariado.
Possíveis Soluções
Limpar a Válvula MProp;
Trocar o Sensor Rail avariado.
🛠️ Testes com Multímetro
verifique se a tensão no pino 02 do sensor do tubo com multímetro:
chave ligada, antes da partida: 0,5V;
na lenta: aproximadamente 1,2V;
rotação alta: aproximadamente até 4,5V;
🛠️ Testes com Scanner
Verificar pressão comandada vs pressão real.
Se a pressão real estiver sempre acima: A válvula MProp pode esta travada ou sensor de pressão com defeito.
Em 750 rpm, marcha lenta, a pressão deveria estar entre 200 a 500 bar.
Em 2.000 rpm a pressão já está no limite máximo aceitável para máxima rotação.
P0087 – Pressão do rail muito baixa
P0088 – Pressão do rail muito alta
P0191 – Variação incorreta da pressão (intermitente)
🔧 Teste do Regulador de Pressão (DRV / SCV)
Se travado aberto → pressão baixa (P0087).
Se travado fechado → pressão alta (P0088).
Se a leitura estiver travada ou incoerente, a ECU pode gerar P0191, P0193 ou entrar em modo de emergência.