Manual Básico de Pesquisa
A válvula reguladora de pressão de combustível tem a função de ajustar a pressão do combustível em função da rotação e carga do motor, dentro da faixa previamente definida no mapeamento de funções do ECM.
Dessa forma, a bomba de alta pressão gera somente pressão que será requerida no momento, diminuindo a potência que será consumida no funcionamento da bomba e também o aquecimento do combustível.
Se bater a válvula em uma superfície macia, (pneu ou palma da mão) nas primeiras batidas (3 a 5) não ouvirá o barulho do embolo pois a válvula pode esta cheia de combustível,
Se continuar a bater e não ouvir o barulho do embolo, o embolo pode estar travado ou o cilindro está travado na posição fechada impedindo que o embolo se movimente.
Se balançar a válvula sem bater e escutar o barulho do embolo movimentando livremente quer dizer que o cilindro esta travado na posição aberta.
A sujeira trava o cilindro dentro do corpo da válvula.
Se o motor não ligar por falta de combustível no tubo Rail, provavelmente a válvula travou fechada, não passa combustível.Se o motor liga mas durante aceleração ele desligar, ela esta pode esta travada aberta, o sensor do tubo Rail acusa pressão elevada e o motor entra em modo de segurança e desliga. Se apresentar excesso de fumaça preta no escapamento, é bem provável que a válvula esteja com problemas.***** Atenção *****
Não abra a válvula, ela é regulada na máquina que faz teste de vazão. Se estiver travada fechada aplique descarbonizante e moderadamente bata ela em uma superfície macia até ouvir o barulho do embolo destravado dentro da válvula. Se estiver travada aberta, empurre o cilindro pra dentro com objeto pontiagudo e aplique produto até que fique totalmente livre.Possíveis causas
Verifique nesta ordem devido a complexidade de cada teste
Possíveis soluções
Possíveis causas
Possíveis soluções