Manual Básico de Pesquisa
Na Agrale Marrua é um componente vital para o funcionamento.
A válvula reguladora de pressão de combustível tem a função de ajustar a pressão do combustível em função da rotação e carga do motor, dentro da faixa previamente definida no mapeamento de funções do ECM.
Recebe o combustível da bomba de engrenagem;
Controla o fluxo da alimentação de combustível na linha de baixa pressão.
Trabalha na mesma linha da Válvula KUV.
É alimentada pela ECM com sinal PWM de 5V, trabalha com duty Cycle.
Possui número que indica sua capacidade de vazão, mas esse número para motores pequenos não influencia no funcionamento.
O ajuste da pressão necessária de combustível é feito pela válvula reguladora de combustível, que é comandada e processada pelo ECM. O ECM gerencia o regulador com um sinal modulado de pulsos;
um pulso largo é igual a alta pressão;
um pulso curto é igual a baixa pressão.
O sensor de pressão do Rail fornece feedback à ECU para esse ajuste em tempo real.
É alimentada pela ECM com sinal PWM de 5V, trabalha com duty Cycle Ver vídeo
Se durante os testes verificar que não tem tensão, então verifique os Fusíveis nº F25, F26, F27 e F28 e Relé principal.
No duty cycle 50% quer dizer que a tensão fica 50% do tempo ligada e 50% do tempo desligada, más é sempre 5V independente da rotação do motor, o que muda é o tempo em que permanece ligada ou desligada e com isso o multímetro normal faz a leitura da média da tensão entre determinado tempo.
O teste de tensão com conector no local é bom pra saber se a válvula não esta em curto circuito, se a bobina estivesse em curto iria diminuir a resistência e a tensão cairia quase a zero, caso estivesse "aberta" a tensão continuaria a ser 5V.
Apesar da tensão ser estabilizada em 5V, poderá haver variações devido a resistência de outros componentes que também são ligados na ECM.
Os testes deve ser entre os dois terminais da válvula com o plug elétrico desconectado da válvula.
Deve encontrar valores entre 2,7 a 3,4 ohm(Ω).
Atenção: quando usar canetas de polaridade, pois a referência dela é a tensão da bateria e não os dois terminais do conector.
Nesse caso a caneta é muito boa para verificar o pulso e a frequência. Mas desconsidere o valor de 12V.
Valores encontrados de 12V positivo e negativo controlado pela ECM.
Essa válvula possui 01 cilindro com dois furos calibrados e 01 êmbolo que é magnetizado pela bobina da válvula.
Quando a válvula recebe a tensão PWM de 5V do módulo, a bobina magnetiza e o embolo trabalha pulsando o cilindro para frente pressionando a mola.
Quando desliga a tensão da válvula a mola empurra o cilindro de volta fechando a passagem do combustível.
Não abra a válvula sem ferramentas específicas para isso.
Se bater a válvula em uma superfície macia, (pneu ou palma da mão) nas primeiras batidas (3 a 5) não ouvirá o barulho do embolo pois a válvula pode esta cheia de combustível,
Se continuar a bater e não ouvir o barulho do embolo, o embolo pode estar travado ou o cilindro está travado na posição fechada impedindo que o embolo se movimente.
Se balançar a válvula sem bater e escutar o barulho do embolo movimentando livremente quer dizer que o cilindro esta travado na posição aberta.
Para confirmar isso basta medir a profundidade do cilindro dentro da válvula, sem abrir a válvula. Se estiver destravado vai encontrar 15mm e se tiver travado aberto vai encontrar aproximadamente 10mm.
A sujeira trava o cilindro dentro do corpo da válvula.
Se o motor não ligar por falta de combustível no tubo Rail, provavelmente a válvula travou fechada, não passa combustível para bomba de alta pressão.
Se o motor liga mas durante aceleração ele desligar, ela provavelmente pode esta travada aberta, o sensor do tubo Rail acusa pressão elevada e o motor entra em modo de segurança e desliga.
Se apresentar excesso de fumaça preta no escapamento, é bem provável que a válvula esteja com problemas.
Se for excesso de pressão de combustível a central acusar na luz de diagnóstico e desligará o motor. Nesse caso pode dar partida novamente e o motor ligará novamente, outros erros parecidos o motor não ligaria.
***** Atenção *****
Não abra a válvula, ela é regulada na máquina que faz teste de vazão. Se estiver travada fechada aplique descarbonizante e moderadamente bata ela em uma superfície macia até ouvir o barulho do embolo destravado dentro da válvula. Se estiver travada aberta, empurre o cilindro pra dentro com objeto pontiagudo e aplique produto até que fique totalmente livre.
Sintomas 01
Motor da partida mas não liga
Não ligou a bomba elétrica
Possíveis causas
Verificar Fusíveis nº F25, F26, F27 e F28 se estão queimados
Verificar se o Relé principal esta queimado;
Possíveis soluções
Verificar a tensão da bateria;
Verificar se tem tensão no relé principal;
Verificar se tem tensão de 5V em qualquer um dos sensores;
Extremamente raro encontrar uma com problemas elétricos.
Sintoma 02
Motor da partida mas não liga
Sem pressão de combustível no tubo Rail
Possíveis causas
Verifique nesta ordem devido a complexidade de cada teste
Falta de combustível;
Bomba elétrica não esta funcionado;
Válvula de proteção do Rail com vazamento. Vídeo
Válvula KUV travada no fundo do alojamento;
Válvula MProp travada fechada;
Possíveis soluções
Verificar se esta chegando combustível da bomba elétrica até a entrada da bomba de alta pressão;
Retirar a válvula KUV e verifique se esta travada;
Retira a válvula MProp e verificar se esta travada. (Vídeo)
Antes de retirar a válvula MProp verifique:
Se tem combustível no tanque;
Filtros e pescador de combustível desobstruídos;
Mangueiras com vazamentos;
Verificar se o combustível chega até a bomba de alta, e
Verificar se a válvula KUV não esta travada.
Código 1211 – Falha no sinal da válvula reguladora de pressão (M-PROP)
Significa que não há comunicação elétrica adequada entre o ECM e a válvula. Pode indicar:
Chicote rompido ou com mau contato;
Conector mal encaixado ou oxidado;
M-PROP aberta (sem continuidade) ou em curto.
Código 1221 – Curto-circuito à massa no circuito da válvula M-PROP
Ocorre quando a linha de comando está encostando na carcaça (terra), forçando o módulo a cortar o sinal.
Causas comuns:
Fio prensado ou isolação rompida;
Bobina da M-PROP em curto;
Sujeira ou umidade no chicote.
Código 1222 – Curto-circuito à positivo no circuito da válvula M-PROP
Indica que o comando da ECU está recebendo tensão direta de 12V por falha no chicote ou inversão elétrica.
Cuidado: pode queimar o driver interno do módulo se persistir.
Código 1231 – Sinal fora da faixa esperada da válvula M-PROP
A ECU está enviando o sinal PWM corretamente, mas o comportamento da válvula não está dentro do esperado.
Causas prováveis:
Travamento interno (mola ou êmbolo sujo);
Combustível contaminado (borra ou sujeira fina);
Retorno do rail obstruído.
Código 1617 – Pressão do Rail abaixo do mínimo esperado em marcha lenta
Mesmo com comando PWM alto, a pressão medida no tubo Rail é baixa.
Pode indicar:
Válvula M-PROP travada fechada;
Bomba de alta desgastada;
Entrada de ar na linha de baixa pressão.
Código 1618 – Pressão do Rail acima do máximo permitido
A ECU tenta reduzir a pressão, mas a M-PROP não responde.
Causas:
Válvula travada aberta;
Obstrução na linha de retorno;
Sensor de pressão do rail com leitura incorreta.
Código 1625 – Válvula M-PROP com atuação lenta ou instável
A oscilação da pressão no tubo Rail não acompanha corretamente o comando PWM.
Essa falha geralmente é intermitente e aparece com o motor quente, ou sob carga variável.
Pode indicar:
Desgaste interno da válvula;
Combustível de má qualidade;
Borra ou corrosão no corpo da válvula