Manual Básico de Pesquisa
***Aqui está o principal problema da Marrua***
Aqui nota-se um erro grave de engenharia, pois o filtro de combustível não esta instalado no cofre do motor, evitando que a sujeira das mangueiras e da bomba elétrica chegue nos atuadores e na bomba de alta pressão.
Em todos os outros utilitários movidos a diesel nota-se que o filtro de combustível esta instalado no cofre do motor e que muita das vezes tem dois filtros e que as mangueiras de combustível são de plástico rígido ou de metal.
Abaixo esta a sequencia de percurso do combustível.
Tanque de combustível
Pescador de combustível
Filtro de combustível
Bomba elétrica
Bomba de engrenagem
Válvula MProp
Válvula KUV
Bomba de alta pressão
Tubo Rail
Bicos injetores
Retorno
Ligação das mangueiras de combustível no tanque
A bomba elétrica succiona o combustível do tanque pelo pescador;
A bomba elétrica pressionar o combustível até a bomba de engrenagens;
O combustível retorna ao tanque com pressão devido a força da bomba elétrica;
A mangueira do suspiro do tanque fica dentro da viatura, atrás do banco;
Os dois tanque são ligados entre si por uma mangueira que passa debaixo dos tanques.
Sugado pela bomba elétrica o combustível sai do tanque e passa no filtro de combustível. Até a bomba elétrica haverá depressão (sucção), onde pode haver entrada de ar no sistema.
Filtro de Combustível
Bomba Elétrica
Circuito do combustível no cofre do motor
A bomba elétrica alimenta a bomba de engrenagem em até 4 bar;
A bomba de engrenagem eleva a pressão em até 12 bar, alimentando a bomba de alta pressão;
A bomba de alta pressiona o combustível no tubo Rail que alimenta os bicos injetores, em até 1400 bar;
As mangueiras de entrada de combustível e retorno de combustível é ligada através de dois "T" metálicos de cobre, ligando entrada de combustível da bomba elétrica, retorno dos bicos injetores, retorno da lubrificação da bomba e ligando a mangueira de retorno para o tanque de combustível.
Motor da partida mas não liga
Sem pressão de combustível no tubo Rail (Como medir)
Falta de combustível;
Entrada de ar nas mangueiras antes da bomba elétrica;
Verificar sinais de vazamento;
Verifique a obstrução do filtro de combustível;
Verifique também: bomba elétrica, vávula MProp, válvula KUV, válvula segurança Rail.
Essas mangueiras possuem duas camadas. Na parte de externa ela fica quebradiça por ressecamento e durante as trepidações de condução da viatura pode levar ao rompimento também da parte interna da mangueira causando entrada de ar.
Normalmente a parte externa da mangueira fica umedecidas de óleo. Se verificar esses sinais troque a mangueira.
Travamento frequente da MPROp e Bicos Injetores.
Possíveis causas
Sujeira no tanque, bomba elétrica e mangueiras.
Possíveis soluções
Limpar todo o sistema e trocar filtros e mangueiras.
Deve ser lavado os dois tanques de combustível.
Fazendo um corte na mangueira de combustível é possível verificar o motivo que a válvula Mprop trava logo após funcionar, mesmo limpando todo o sistema.
Para resolver ou amenizar esse problema é necessário instalar um filtro de combustível no cofre do motor. Na GM S10 usa-se um filtro no cofre do motor que deveriam ser colocados também na Marrua.