Bomba de Engrenagem
Manual Básico de Pesquisa
Bomba de Engrenagem
Responsável pela transferência de combustível do tanque até a válvula cascata e MProp com vazão necessária para o funcionamento em todos os regimes de trabalho, é acoplada na bomba de alta pressão e trabalha de acordo com a rotação do motor.
Na marrua com bomba elétrica ela não succiona o combustível, apenas pressuriza o combustível em até 20 bar de pressão, mas a válvula cascata controla essa pressão de saída entre 05 e 07 bar.
Sintomas 01
Motor não liga ou tem partidas longas;
Perda de potência em altos regimes de aceleração.
Possíveis causas
Filtro do pescador entupido;
Filtro obstruído ou bomba elétrica travada;
Perda de rendimento em altas rotações devido a falta de pressão de alimentação da bomba de alta.
Possíveis soluções
Realizar limpeza completa do sistema de combustível;
Troca do filtro de combustível;
Verificar se a bomba elétrica esta funcionando adequadamente;
Verificar funcionamento da bomba de engrenagens.
Sintomas 02
Travamento constante da válvula MPROp e Bicos Injetores;
Possíveis causas
Sujeira na linha de combustível.
Possíveis soluções
Realizar limpeza completa do sistema de combustível;
Troca do filtro de combustível;
Inspecionar sujeira das mangueiras de combustível;
Trocar a bomba de engrenagens se estiver soltando material de sua estrutura.
Pode também apresentar desgaste de sua estrutura.
Se apresentar esse desgaste é recomendado trocar a bomba de engrenagem.